FELIZ ANO NOVO 2017


     O Réveillon é a comemoração da passagem de ano do dia 31 de dezembro para o dia 01 de janeiro do ano seguinte. A palavra veio do francês e significa "despertar" ou "retomar", em referência à nova etapa de uma vida que se inicia.
    O Ano Novo é uma época para renovar promessas, fazer planos e resoluções. Cercada de simbolismos, a data é comemorada de diferentes maneiras ao redor do globo e não faltam superstições e rituais realizados na virada do ano para trazer boa sorte ou deixar os males para trás.

     Mas é claro que cada cultura e cada região comemoram a sua passagem à sua maneira, vamos conhecer alguns:

Chile

Na virada, coma uma colher cheia de lentilhas para atrair um ano recheado de fartura, seja de dinheiro ou trabalho.
 

Nova Zelândia

Bateu meia noite? Então bata panelas o mais alto que puder!

Escócia

Com whisky, uma espécie de panetone, uma moeda, sal e um pedaço de carvão envolvidos na tradição que representam, saúde, dinheiro, prosperidade, etc.

Dinamarca

Se você sempre quis uma boa desculpa para quebrar um prato, vá à Dinamarca no ano novo. Lá, à meia noite, quebram-se alguns pedaços de louça na entrada de um novo ano para atrair boa sorte.

Espanha

Foi na Espanha que surgiu o costume de comer uvas verdes no momento da virada. Mas, para os espanhóis, não vale só uma ou duas: a ideia é comer uma dúzia delas. E, um detalhe: isso precisa ser feito de forma rápida, acompanhando as doze badaladas do relógio e garantindo que cada uva simbolize um mês de sorte no ano que se inicia.

Rússia

Meia noite? Corre pegar um pedacinho de papel, escrever um desejo, queimar, colocar em um copo de champanhe e beber. Tudo isso antes de 00:01

Grécia

Na Grécia, um pão especial chamado "Vasilopita" é servido à meia-noite do Ano Novo. Uma moeda normalmente é assada dentro do pão. O pão é cortado precisamente à meia-noite e quem recebe a moeda, como prêmio, terá boa sorte no ano que vem.

Irlanda

Bater com um pão nas paredes para espantar maus espíritos

Japão

Soba Um dos alimentos do Japão mais amados, soba, ou macarrão de trigo sarraceno, são habitualmente consumidos à meia-noite em 31 de dezembro, quando são chamados toshi-koshi ("de um ano para outro") soba. O macarrão simbolizam longevidade, por isso, quanto mais tempo, melhor.

Estônia

Prato com chucrute para garantir que o ano que se inicia será de abundância, os estonianos mantém uma tradição saborosa: eles tentam fazer entre sete e doze refeições durante o último dia do ano. Quem conseguir a façanha garante um ano bastante farto. Mas nada de gula: é costume deixar um pouco de comida no prato para os espíritos e ancestrais que, acredita-se, visitam a casa na data.

     Existe também a superstição do que não comer, vamos conhecer algumas delas:


Evitar consumo de aves

Os supersticiosos acreditam que na noite do Ano Novo não se deve consumir galinhas ou frangos, por exemplo, pois são aves que ciscam para trás e isso significaria "atraso na vida". Por isso, normalmente a preferência por carne de porco ou de peixes, animais que se movimentam sempre para frente, o que representaria prosperidade.

Carne Suína

Todo mundo come pernil de porco na ceia de ano novo pois como ele fuça pra frente, significa boa sorte. Acontece que o porco é um "saco furado", pois é comendo pela frente e, ao mesmo tempo, saindo por trás! Portanto não pode! Todo mundo come o delicioso lombinho ou pernil, mas você sabe por que? O animal fuça para frente - que é para onde você quer ir no ano que chega.

Abacaxi e frutas com espinhos

O abacaxi deve passar bem longe da ceia de ano novo, pois ele é cheio de espinhos que atraem dificuldades e repelem as coisas boas!

Independente da região, vamos conhecer mais algumas delícias que fazem parte da superstição para consumir no Ano Novo:


Romã

Coma sete sementes de romã e guarde-as com você na carteira até o próximo Réveillon se estiver visando dinheiro. O número sete é muito importante quando você faz simpáticas, pois além dos sete chacras, ainda tem sete dias da semana.

DAMASCO

Para intensificar a vida sexual.

FIGO

Atrai saúde.

MELANCIA

Atrai prosperidade.

RAMOS DE TRIGO

O trigo simboliza a fartura, a abundância e o desabrochar de todas as possibilidades, devendo estar presente na mesa de ano novo e durante todo o ano.

MAÇÃ

À meia-noite, dê uma mordida numa maçã bem vermelha, que simboliza o sucesso.

LOURO

Espalhar folhas de louro pela mesa é um costume antigo vindo da tradição greco-romana por simbolizar sucesso e vitória. Guardar 3 folhas de louro na carteira é garantia de sucesso e reconhecimento!

PEIXE

Come-se peixe para pedir a proteção do Cristo durante o ano que está chegando. É importante que na ceia tenha peixe, símbolo de abundância e também de fecundidade. Mas, os chineses dizem que o peixe não deve ser servido em postas ou em pedaços, mas inteiro, pois cortar o peixe pode trazer cortes na vida da família. Os chineses também têm um costume interessante,  eles nunca comem o peixe todo, sempre deixam sobras, pois elas representam fartura, dando a entender que existe abundância naquela casa.

Arroz

O arroz é uma semente e simboliza a riqueza, a abundância e a fertilidade. Coréia, Japão, Líbano e Dinamarca acreditam que esse é um alimento que traz muita sorte. O Líbano tem ainda uma outra curiosidade, é costume desse povo comer apenas alimentos brancos na noite da passagem do ano.

Macarrão

Em muitas culturas asiáticas o macarrão simboliza uma longa vida. É importante não cortá-los em tamanhos menores. Você deve tentar ingerir os fios inteiros e, assim, terá sorte.

Kardapion, deseja a todos um Feliz Ano Novo com Saúde e Prosperidade!