SEMANA DA GASTRONOMIA MINEIRA - 2016


     A cozinha mineira é hoje internacionalmente reconhecida e, por toda essa trajetória, em 2012, o Governo do Estado instituiu o Dia da Gastronomia Mineira, celebrado em 05 de julho.

    Para comemorar a data, acontecerá em Belo Horizonte a Semana da Gastronomia Mineira, que contará com uma extensa e saborosa programação, envolvendo os mercados distritais, o MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal, as faculdades de gastronomia, chefs e profissionais do setor.

     O evento tem realização do Instituto Eduardo Frieiro e da Frente da Gastronomia Mineira, Gestão da Espaço Ampliar e patrocínio da Codemig e Governo de Minas.

     O objetivo do evento é valorizar e resgatar a história e os valores da gastronomia mineira, contribuindo para explorar o potencial turístico e a geração de renda, fortalecendo também sua identidade. O dia 05 foi escolhido em homenagem ao escritor mineiro Eduardo Frieiro, que lançou, na década de 60, o primeiro livro de gastronomia, chamado "Feijão, Angu e Couve". O livro trata, entre outros temas, sobre a forma de comer do mineiro. Frieiro também foi membro da Academia Mineira de Letras e fundador da Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa

    Maiores informações sobre o evento, acesse: