7ª FOLIA GASTRONÔMICA DE PARATY


     O Pólo Gastronômico de Paraty tem o prazer de apresentar a VII Folia Gastronômica, um grande espetáculo de alegria e gastronomia! De 13 a 15 de novembro de 2015 em Paraty - RJ.

    Uma rica programação cultural, inspirada no universo circense, garante a diversão! Fanfarras e pernas de pau vão nos transportar direto ao mundo fascinante da antiga e mágica Paraty.

    Na Casa da Cultura acontecem aulas com chefs e profissionais da gastronomia de todo o país. Uma chance imperdível de saber o que está acontecendo nessa área pelo Brasil afora. Em frente, no quiosque da Folia, você poderá obter qualquer informação sobre o evento, comprar os produtos oferecidos, e se inteirar do nosso programa educativo, que acontece durante o ano todo em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, alcançando 30 escolas municipais e beneficiando 6 mil crianças da rede.

Para as crianças, a Folia Mirim traz uma programação divertida e diversificada! Recreadores, nutricionistas, educadores, ambientalistas e, claro, cozinheiros!, apresentam o universo gastronômico aos pequenos através de oficinas com muito bate papo e mão na massa! Para os jovens haverá uma gincana com enigmas e atividades relacionados à culinária.

    Mas na rua também tem comida! Chefs convidados farão paneladas e oferecerão provas ao público passante! Tachadas de farinha de mandioca e doces também compartilharão os sabores da culinária local.

Circuito Gastronômico

    Entre os dias 09 e 15 de novembro os restaurantes participantes do circuito gastronômico oferecerão pratos usando o ingrediente homenageado desse ano, a banana. Ao percorrer os restaurantes do circuito, o cliente ira conhecer não só os pratos tradicionais que levam a banana como ingrediente chave, mas também receitas nas quais ela é utilizada pelos chefs de maneira criativa e surpreendente.

    De origem asiática, a banana foi trazida pelos europeus para o Brasil no século XV e tornou-se item importante da nossa alimentação. Existem diversos tipos de banana: nanica, ouro, prata, d'água, da terra, cada um com um uso específico na culinária. É um ingrediente muito versátil, podendo ser usada verde ou madura, crua, cozida ou assada em pratos doces ou salgados. Por ser uma fruta de origem tropical, pode ser encontrada com facilidade em todo território brasileiro. Seu cultivo é bastante presente, mas também podemos encontrá-la dentro dos quintais das casas e nas matas, crescendo de maneira selvagem.

    Maiores informações e a programação completa, veja nos links abaixo: