2º FESTIVAL GASTRONÔMICO SABORES DE ITACARÉ


     Itacaré será a capital da gastronomia no sul da Bahia durante 10 dias, de 03 a 13 de dezembro de 2015, onde receberá chef's renomados para a realização do II Festival Gastronômico "Sabores de Itacaré" que reúne 36 estabelecimentos, dentre eles: bares, restaurantes, pizzaria, doceria, barracas de praia, creperia, lanchonete, panificadora, burgueria, sorveteria e cafeterias. O Festival Gastronômico terá quatro categorias - prato principal, petisco, lanche e sobremesa. Durante os dez dias, o público poderá degustar os pratos inscritos a preços promocionais.

     Com o tema "Cacau, a maior estrela do festival", as receitas dos pratos apresentados devem ter como ingredientes principais os produtos tradicionais da região cacaueira cultivados pela agricultura familiar.  O objetivo do evento é firmar uma identidade gastronômica através da culinária sustentável e da valorização dos produtos locais e regionais.

     O chef Lucius Gaudenzi abordará o tema "Nas Ondas de Itacaré" abrindo as aulas show no festival; o chef Eber Leão fará uma aula show bem interessante com o tema "Sabores da Amazônia em Itacaré"; a chef Rosa Gonçalves estará novamente prestigiando o festival com a aula show "Comida com sabor de lembrança", o chef Rodrigo Castro realizará uma oficina gastronômica com o tema "Cozinha Criativa", entre outras oficinas como "Sabores da Costa do Cacau" com a chef Daniela Façanha, "Do mar ao sertão" com o chef Charles Silva e "Cozinhando escondidinho" com o chef Rivandro Silva.

     A novidade neste festival são as festas do chef que acontecerão em dias alternados nos restaurantes Villa Barracuda, Manga Rosa, Casarão Amarelo, Portal da Concha e Nuh Bar e também os shows que contarão com apresentação da Ronara Crioula, da banda Bruta Raça, Zalela, Brilho Negro, Kitute Coelho com o show Cordel e Poesia, É do Samba e as grandes atrações Jota Veloso e Jorge Vercilo fechando o festival com chave de ouro. Apresentações culturais como volta da jiboia e samba duro levarão a cultura quilombola para o festival.

     O festival será uma realização da Prefeitura através da Secretaria Municipal de Turismo e Abrasel, em parceria com a Escola de Culinária Rosa Gonçalves, que está à frente da curadoria do evento, e o apoio do Senac. O evento é patrocinado pela Secretaria de Turismo da Bahia/Bahiatursa.

    De acordo com o secretário de Turismo de Itacaré, André Reis, o festival tem grande importância para o turismo no município, elevando o nome Itacaré e movimentando o comércio local em uma época que antes era de pouco movimento.

    Itacaré é muito famosa pela beleza natural de suas praias, que atraem turistas de todo o mundo.
    Maiores informações sobre o evento acesse o link