CHEF SANDRO PARIS

Chef Sandro Paris, natural de Lagoa Vermelha, Rio Grande do Sul, começou sua caminhada em um bistrô na cidade do Balneário Camboriú - SC, trabalhou com renomados chefs e importantes restaurantes, vamos conhecer um pouco de sua história.

Com 10 anos de idade foi morar com a família no Balneário Camboriú a convite de seu padrinho de batismo, com 12 anos de idade sua mãe adquiriu um restaurante na cidade de Itajaí, onde despertou a vontade e a curiosidade pela cozinha, depois de alguns anos, por motivo de saúde sua mãe vende o restaurante, e ele acaba seguindo por outro caminho, entrando para o ramo da representação comercial onde atuou por 12 anos, mas a paixão pela cozinha sempre permaneceu viva, onde continuava cozinhando para amigos e família, sempre lendo muito e pesquisando sobre a arte de cozinhar, por motivos pessoais, nunca entrou em uma faculdade, mas no ano de 2010 resolve largar tudo e se dedicar única e exclusivamente a gastronomia, sua maior paixão.
Começou sua caminhada em um Bistrô na Cidade de Balneário Camboriú chamado Bistrô Palatare, onde trabalhou com um dos mais importantes chefs da região, depois matriculou-se em um curso de extensão de cozinha brasileira, dentro do curso de gastronomia da Univali Balneário Camboriú, onde teve aulas com o chef Asdrúbal, um dos maiores mestres que se tem na atualidade, comenta chef Sandro Paris.

Continuou sua caminhada indo para o restaurante Didge Steak House, em seguida para o Guacamole Cocina Mexicana, depois entra para o Resort e Spa Infinity Blue onde se especializa em buffet e feijoada, neste mesmo tempo assume como Pizzaiolo na pizzaria franqueada da Baboo Giovani em Balneário Camboriú o que lhe permite se formar Pizzaiolo em um curso em São Paulo na CTP do Brasil.
Logo após se muda para o Rio de Janeiro para trabalhar embarcado em plataforma de petróleo como chef de cozinha.

Retornando ao Balneário Camboriú faz um Works Shop com Alex Atala, na cidade de Itapema.
Logo após segue pra Criciúma - SC, onde assume a chefia de duas cozinhas do mesmo restaurante na cidade, e por vez retornando a Balneário Camboriú assume a cozinha do Sky Beach Estaleirinho, durante a temporada de verão.
Depois viaja para São Paulo para conhecer o D.O.M restaurante de Alex Atala, onde é convidado a fazer um estágio de 3 meses no próprio D.O.M, após 2 meses de estágio é convidado a fazer parte da equipe de cozinheiros do D.O.M como funcionário.

Após o D.O.M, trabalha em mais dois restaurantes em São Paulo e depois de 1 ano em São Paulo é convidado a trabalhar na cozinha do Safari Restaurante e Bar em Campos do Jordão - SP, juntamente com o chef Randal.
O Chef Sandro Paris ainda pretende ir a Europa para trazer novidades na área.
O portal Kardapion fez mais algumas perguntas para o Chef, veja abaixo seus comentários.

Há quanto tempo você está nesse ramo?

Estou na cozinha como amador desde os 15 anos, mas como profissional a 7 anos.
 

Atualmente aonde você trabalha?

Safari Restaurante e Bar em Campos do Jordão.

Quais os critérios na seleção dos ingredientes para sua cozinha?

Bom eu sempre começo procurando saber a origem e a forma que o determinado ingrediente é cultivado, depois a qualidade e por último o preço, sempre é bom conseguir qualidade e bom preço juntos.
 

Qual o tipo de culinária você pratica?

Eu cozinho de tudo, mas sou apaixonado pelo estilo bistrô, você consegue colocar melhor seu amor neste tipo de cozinha, é algo mais elaborado então isso me fascina mais.

Quais são os seus pratos preferidos?

A comida da minha mãe e do meu pai, são as melhores comidas do mundo.

Quais chefs te servem de inspiração e por quê?

Bom em primeiro minha mãe que foi minha maior professora, com ela aprendi a base principal da cozinha.
Depois falando em profissionais sempre me inspirei em Alex Atala, o qual tive a honra e o prazer de trabalhar por quase um ano, depois Rogério Fasano que pra mim é um dos maiores chefs deste país e também Henrique Fogaça.

Qual é um cheiro irresistível quando está preparando um prato?

Nossa são tantos, mas tem um que eu piro que é o aroma do alecrim com o vinho.

Quem mais te incentivou a seguir em frente com essa profissão?

Minha filha linda de apenas 10 anos, costumo falar que ela é minha fã numero um, foi ela quem me deu o play pra largar minha antiga profissão de vendedor, palavras dela com 4 anos, "pai para de viajar e vai fazer o que você mais faz de gostoso, comida". Diante de um apelo deste, não resisti, comenta Chef Sandro Paris.

Existe um ingrediente que nunca entra na sua cozinha? Por quê?

Não, acho que  todos os ingredientes são importantes.

Qual o seu recado para quem está começando nessa área?

Bom, primeiro lugar vá conhecer primeiro uma cozinha de verdade, pra ver se é isso que você realmente quer. Segundo, cozinha se faz com amor e não com glamour. Terceiro, esteja preparado pra abdicar de muitas coisas inclusive festas em família, Natal, Fim de Ano e feriados.
Dedique-se 1000% não só 100%, cozinha sem total dedicação e doação é fracasso na certa.

Se você fosse dar um prêmio para um chef hoje para quem seria? Por quê?

Seria para minha mãe, porque foi por ela que cheguei até aqui e ainda tenho muito a conquistar. Pra mim ela é a maior chef do mundo.

Você pode passar uma receita sua para nossos leitores?

Claro, uma receita simples mas que eu adoro.
Macarrão com camarões e molho cítrico.

125 gr de macarrão grano duro (qualquer tipo de macarrão)
80 gr de camarões frescos
Suco de 1 limão taithi
Alecrim a gosto
Azeite de oliva
Manjericão a gosto
Sal a gosto
50 ml de vinho branco seco
½ cebola
1 dente de alho

Modo de preparo
Cozinhe o macarrão ao dente e reserve.
Corte a cebola e o alho em cubos pequenos e reserve.
Em uma frigideira coloque o azeite para esquentar e frite o alho e a cebola juntos, após coloque o camarão e deixe fritar um pouco, tempere com o sal, deixe fritar por mais 5 minutos e adicione o vinho, coloque para reduzir por 3 minutos e adicione o suco do limão, o alecrim e o manjericão, após coloque o macarrão misture bem e esta pronto,

Contato:

Facebook

Publicado em: 05/05/2015