CHEF PÂTISSIER MARCIA LETICIA

Chef Pâtissier Marcia Leticia, conta como seu desejo de trabalhar como confeiteira a fez mudar de profissão, de enfermeira para patissiere. E determinada na nova profissão graduou em gastronomia.

    Marcia Leticia, trabalhava como enfermeira, mas tinha o desejo de trabalhar como confeiteira. Mesmo chegando cansada de plantões de enfermagem seu destino era ir para cozinha, sua paixão.

    Cada dia seu desejo aumentava, e quando tirou férias aproveitou e abriu uma confeitaria. E em menos de 15 dias de férias teve a certeza que era isso que queria para sua vida, então decidiu que não voltaria mais a exercer a profissão de enfermagem, sua primeira graduação, conta Marcia Leticia.

    Ela mergulhou de cabeça na confeitaria, dai em diante, sentiu a necessidade de buscar conhecimento na área, foi quando graduou em gastronomia e logo em seguida especializou-se também em gestão de gastronomia. Com a certeza que sua vida seria a gastronomia, sua paixão pela confeitaria estava apenas começando.

    Hoje a frente da Doce Ganache como sócia e chef de patissiere, com 6 anos de existência, presta consultoria e ministra cursos na área de panificação e confeitaria.

    O portal Kardapion fez mais algumas perguntas para a Chef, veja abaixo seus comentários.

Como começou a sua história com a cozinha?

    Começou aos 13 anos quando, sozinha em pensamento pedir a Deus um dom, e no outro dia acordei com uma imensa vontade de fazer um bolo, dai em diante a cozinha passou a fazer parte da minha vida e o dom veio com especialidade em confeitaria risos.

Atualmente aonde você trabalha?

    Há 6 anos estou a frente da Doce Ganache, uma confeitaria que preza pela qualidade, criações únicas utilizando técnicas francesas, com um cardápio de doces de assinatura (criados por mim), franceses e brasileiros.

Quais os critérios na seleção dos ingredientes para sua cozinha?

    Qualidade, sabor, frescor e produtos novos no mercado, com doce não se brinca e não inventa, tem que ser ingredientes de excelência.

Quais são as suas primeiras lembranças na cozinha? Você tinha um prato favorito quando era criança?

    Sempre gostei de fazer doces, bolos mas a mistura de goiabada com creme de leite sempre me encantou.

Por que essa paixão pelos doces?

    Foi um dom vindo de Deus, de repente comecei a amar muito os doces, dai fui desenvolvendo, criando e o desejo de aprender a cada dia foi só aumentando.

Quando começou sua carreira, você tinha algum ídolo culinário ou algum modelo desse tipo de profissional em mente?

    Não, não tinha nenhuma referencia a não ser os cadernos de receitas da minha mãe.

Quem mais te incentivou a seguir em frente com essa profissão?

    Meu esposo (sócio), minha família, Chef Rodolfo Fernandes e Jamilton Rodrigues (amigos) que continuam me motivando a cada dia.

Nas horas livres, qual é a sua principal diversão ou o que te dá mais prazer?

    Por incrível que pareça a Cozinha é o meu maior prazer, quando trabalho estou na cozinha e quando estou com tempo livre, estou na cozinha.

Você pode passar uma receita para nossos leitores?

Macarons
Rendimento: 30 macarons recheados

Ingredientes
100 g de clara
120 g de açúcar impalpável
120 g de farinha de amêndoas (ou de caju)
140 g de açúcar refinado
Corante alimentício em gel (cor de sua preferência)

- Peneire a farinha de amêndoas com o açúcar impalpável e reserve.
- Bata as claras ate picos moles juntamente com o corante e acrescente aos poucos o açúcar refinado, deixe batendo ate ficar brilhante e levemente firme.
- Faça a macarronagem: (mistura de todos os ingrediente)
- Mistura a farinha e o açúcar já peneirados juntos, aos poucos, agregando as claras, formando uma pasta firme, porem maleável para não deixar picos nos macarons
- Dosar com saco de confeitar e bico perle, em tapete de silicone.
- Assar a 150 graus em forno turbo, 20 minutos em forno convencional, assar na menor temperatura com porta entre aberta por 20 minutos

Recheio Brasileiro

395g de leite condensado
30g de chocolate em pó
50% ou 30g de pasta saborizada no sabor que desejar pistache, morango, (italiana)
10g de manteiga
200g de creme de leite

- Mexa em uma panela de fundo grosso em fogo baixo o leite condensado a manteiga e o chocolate ate formar um brigadeiro firme, soltando do fundo da panela, desligue o fogo e acrescente o creme de leite.
- Deixe esfriar em temperatura ambiente depois de frio, pode armazenar em geladeira ou rechear os macarons.
- Usar saco de confeitar para rechear os macarons.

Obs: Se optar por pastas saborizantes, agregar somente depois do ponto de brigadeiro.
Não adiantou mentir pra mim mesma... Era amor...e se chamava confeitaria!!! Porque por mais que eu quisesse esconder... A verdade é que eu amo fazer doces...e comer também! Um amor doce como o mel de uma flor que desabrochou numa estrela e que veio num lindo sonho. E ainda bem que é amor porque flores, estrelas ou sonhos, cedo ou tarde, terminam. Mas o amor não termina nunca. Chef Patissier Márcia Letícia


Para contato com a Chef, acesse seu Facebook

Publicado em: 20/11/2015